terça-feira, 15 de novembro de 2016

SOBRE A TERRA E A NATUREZA...

Preserve a vida e plante essa ideia.
Ame a vida
Seja vegetariano
Por amor não fume
Todo o dia é DIA DA TERRA
Seja bom com todos os seres humanos e principalmente com animais.
Preservar para ser preservado.
Escrevi isso nos anos 70 e achei o texto...

domingo, 13 de novembro de 2016

SOBRE UMA EDUCAÇÃO MUSICAL ...

A minha ideia nesse perfil sonoro é fazer os que aqui transitam é pensar musicalmente(desde 2009)  E venho praticando isso, desde que estou na internet a partir do finado Orkut, em todas as vertentes sonoras e por mim selecionada.
Imparcialidade musical é a tônica, aqui fã ou radical xiita musical não tem vez.
Apreciação, estética e história é a meta e sob minha ótica.

Evito a palavra música propositalmente, levo para o lado do ouvido consciente que remete ao inconsciente do som de quem produz som sob qualquer tendência estética musical que for compartilhada.

Buscando que cada ouvinte entenda tudo o que está acontecendo:
Harmonia, melodia, ritmo, composição, arranjo,interpretação e a improvisação.

domingo, 6 de novembro de 2016

FILOSOFIA SONORA...OU COISAS DOS ANOS 70.


Histórias, causos, devaneios sonoros, sobre som e anos 70, somente nesse perfil sonoro.Se estiver afim de discutir política, futebol, comida, conversa de Dpn(De porra nenhuma), falar mal do governo(Que é uma merda mesmo), xingar, comentar sobre pacote econômico, ocupação...e tal.tal..tal... NÃO É AQUI..SACOU?? ou preciso desenhar??

Afinal de contas alguém aqui tem ir contra a maré, como sempre foi. E aprendi,  que viver na minha  e sem incomodar terceiros é sempre uma arte, e não é para qualquer um.




De certa forma... mantenho tudo que não presta longe do meu alcance...É muito bom ser respeitado em qualquer lugar. E acima de tudo respeitar as diferenças...Convivo com elas desde muito cedo..

Para mim tudo é normal...pego o gancho na diversidade sexual, na religião em qualquer esfera, Convivo com isso desde que vim ao mundo...
Como eu "nasci há dez mil anos atrás" e sempre "caminhando contra o vento sem lenço e sem documento" ou por hora "caminhando e cantando e seguindo a canção" quero "porque gosto daqui, dos barulhos estranhos que possam surgir"
E sempre chamo "hey amigo, cante a canção comigo" já que "não sou daqui e nem sou de lá, eu sou de qualquer lugar, Sou cidadão da terra e minha vida é toda verdade e não tenho mais idade" porra...E lá vem os anos 70 de novo...kkkkkkkkkkkkk 
paz, amor e som à todos.
Dedicado aos que resistem e ao camarada Pedro Augusto Baldanza



Explico a expressão que tanto uso:

Numa tarde qualquer fui abordado pela extinta TV MANCHETE para um programa jovem chamado todas as tribos, algo assim..
A repórter me viu(com esse layout que sempre tive) e segue o diálogo>
- Boa tarde, posso te fazer umas perguntas para um programa de comportamento chamado "Todas as tribos"?
- Claro. 
- De que tribo você é?
-eu, de nenhuma, SOU CIDADÃO UNIVERSAL, PLANETA TERRA.
Saiu de primeira e ainda fui convidado para defender os anos 70...Creio que foi na década de 80 isso...

 E nunca mais deixei de empregar essa expressão.

Sinceramente, de certa forma nunca mudei o meu modo de ver e sentir as coisas da vida...bacana, seu mauro wermelinger, hoje você é um jovem senhor de 55 anos, fique sempre assim.


segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Abrindo uma exceção no Blog- Minha visão política

Certeza...Em outro tempo, seria preso pelo 'SISTEMA' de tanto que já comentei contra o Governo.
Minha linguagem é dura e totalmente apartidária. Não sou de esquerda e nem direita, quando menos de centro.
Sou pela justiça e pelo fim dessa corja toda, pelo fim do voto obrigatório, pela pena de morte aos crimes de estupro, assalto, e aos políticos que assaltam o País.
Sou pela paz e pelo amor...Nesse caso acima, não tenho compaixão.
O melhor é passar fogo nessa quadrilha toda, estão inclusos todos os políticos que vivem sendo sustentados pelo TRABALHADOR BRASILEIRO.

E pegando uma frase da Bíblia: "MALDITO É O HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM.

E SEGUE O SOM, A CULTURA E NOSSA ARTE, É O QUE NOS RESTA.
ELES PODEM TIRAR TUDO DA GENTE.. MENOS A NOSSA DISPOSIÇÃO E O GOSTO PELA ARTE, ISSO O SISTEMA NÃO TIRA.



Outro dado...

O funcionalismo público é o Câncer do Estado. Com sua inflada folha de pagamento, e o trabalhador brasileiro pagando essa conta.

Por isso, repito o MAIOR INIMIGO DO POVO QUE REALMENTE TRABALHA É O PRÓPRIO ESTADO.
Um sistema podre que rege sob norma de muita corrupção e favorecimento em benefício de si mesmo.


E pode um negócio desse??

A polícia legislativa é uma milícia que defende como cães de guarda os parlamentares.

E não contribuem em nada para a Sociedade.

Homens armados que usam o poder para defender um poder totalmente corrupto.
Pela realidade a Policia Legislativa deveria prender todo o Congresso Nacional.
É uma relação miliciana muito além do que seria uma relação Republicana.

TENHO DITO, ATESTO E DOU FÉ.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

CONSIDERAÇÕES ZAPPATESCAS...


O documentário "Eat That Question" é uma imersão na figura, do homem, do pai, do esposo e do músico e compositor Frank Zappa, impressionante seu discernimento, sua resposta rápida e ferina. Ele sabia tudo: Cinema, teatro, politica, senhor absoluto de uma cultura sem precedentes...

Um dia, ele ouviu Edgar Varese, Igor Stranvisnky e Anton Webern e disse a si mesmo: Vou fazer minha música soar assim..


Quem não compreender a música clássica contemporânea, fica mais complicado a entender e digerir o UNIVERSO ZAPPA.

Para perceber as cores desse universo é preciso desprendimento na percepção convencional, um ouvido tonal terá sempre dificuldade de entendê-lo. 
O elemento operístico está explicitamente dentro da sua estética por conta da não pausa entre uma composição e outra. Teatralidade à toda prova, ensaio à exaustão para dar vazão a improvisação.
Sai do cinema com a certeza que tudo que comentei sobre ele é fruto de uma pesquisa séria sobre esse homem, um homem chamado FRANK ZAPPA. Aprendi muito vendo esse documentário...NEM PISQUEI.(Foram 90' preso de olho na tela) e nem senti passar.


Quando Zappa foi ovacionado em Praga,Situação nunca acontecida nos EUA , ele se encontrou com então, Presidente Václav Havel,

No início de 1990, Zappa visitou a Tchecoslováquia a pedido do presidente Václav Havel, e foi convidado a servir como consultor para o governo em assuntos comerciais, culturais e turísticos. Havel era um fã de Zappa que tinha uma forte influência na cena de vanguarda e underground do leste europeu nos anos 1970 e 1980 . Zappa concordou entusiasmado e começou a se encontrar com autoridades corporativas interessadas em investir na Tchecoslováquia. Dentro de poucas semanas, entretanto, a administração dos EUA colocou pressão no governo tcheco para desfazer a nomeação. Havel fez então de Zappa um consultor cultural não oficial. Zappa também planejava desenvolver uma empresa de consultoria internacional para facilitar negócios entre o antigo bloco soviético e o bloco capitalista

(Fonte Wikipédia)


Ronald Reagan, então, Presidente dos EUA, perseguiu muito o trabalho do Zappa, ele sofreu uma severa censura e foi muito mais compreendido na Europa do que seu País de origem.


Frank Zappa faleceu em 4 de dezembro de 1993, em sua casa, cercado por sua esposa e filhos. Em uma cerimônia privada no dia seguinte, Zappa foi enterrado em um túmulo não marcado no Westwood Village Memorial Park Cemetery, em Westwood, Los Angeles. Na segunda-feira, 6 de dezembro, a sua família anunciou publicamente que o "Compositor Frank Zappa foi para a sua última turnê pouco antes das 18:00 no sábado"

(Fonte Wikipedia)

Adendo 2:

 O meu lado é puramente musical no sentido do todo desse universo Zappa, ouvi e tenho toda a sua discografia, baixados e alguns originais... Me prendo também sobre o lado filosófico, contexto histórico e a minha viagem no Conceito Zappa.

Adendo 3:
  
E o gran finale aconteceu ao término da jornada Zappatesca dentro do ROXY 1...Todo mundo bateu palmas para o pensamento e obra do mestre Zappa...me emocionei...



segunda-feira, 10 de outubro de 2016

MÚSICA BOA?? MÚSICA RUIM?? Um breve comentário...

Nunca gostei de música, gosto de som. Como sempre ouvi de tudo, consigo numa boa ir de John Cage até Ramones. Minha percepção há muito deixou de ser comparativa, creio que nunca foi devido a minha capacidade por anos e anos de audição e leitura plena com o som.

Creio que música ruim é o que temos hoje no âmbito mais subterrâneo, e de fato acabou a criatividade.
Finalizando: Música é aquela que toca nas rádios: fácil compreensão, duração ínfima e nada acontece em 3'43'' o tempo que supostamente o mercado acha em que o público aguenta ouvir.
SOM. é o que proporciona o pensar musical, o apuro do senso estético sonoro, o poder da escuta plena e o discernimento ao receber toda essa informação o que provocar o alimento do neurônio responsável por essa audição universal.
tenho dito, atesto e dou fé.
Mauro Wermelinger, um cara que gosta de som.



quarta-feira, 5 de outubro de 2016

UMA SALADA DE TEXTOS SONOROS...


Hoje tenho Brian Blade como a expressão máxima da bateria livre e criativa e sem perder o pulso..

Ele vai além do quesito técnico...escuta tudo o que acontece e conversa com cada um dos músicos.

Dedicado ao camarada Felipe Cotta


Sem o quesito da comparação que nunca gostei, quem compara é que não entende de som ou não percebe que cada um tem sua história. 

Contudo, pude certa vez viajar com dois gênios numa tour.

Hermeto e Egberto e cada com o seu grupo,.
Ainda era um cara de 20 e poucos anos e toda noite o concerto de ambos soava algo celestial.
O som cerebral e etéreo do Gismonti com uma formação meio inusitada de violoncelo, contrabaixo acústico, teclado e violão, fazia um contraponto a panela de pressão sonora,longa e criativa do Hermeto Pascoal. Foi um momento único na minha vida, ali nos bastidores vendo e ouvindo dois gênios, dois criadores e cada um com a sua linguagem e de um respeitabilidade sem precedente.
"E salveossons" isso sim, também é" vidalinda".



A expansão do som em especial ao jazz, se deve aos criadores como Miles Davis e John Coltrane, certamente esse comentário não é tão completo devido ao grande número de protagonistas que fizeram sua parte...Contudo, são os pilares de um revolução única.

No Brasil, dou crédito para dois sujeitos geniais; Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal. Esses foram além.



Que maravilha!!, cinco conceito estético-sonoro do mestre Wayne Shorter(compartilhado no Facebook) e cada um contando uma história completamente diferente uma da outra.

Shorter, é o que chamo de expansor de melodia livre costurada por seus protagonistas num diálogo único, onde somente uma audição atenta é capaz de saborear tanto som.

Coisas que ele aprendeu quando fazia parte do quinteto acústico do mestre Miles que uma bela noite foi levado ao cinema por John Mclaughlin para ver o Festival de Monterey, o clássico.
E quando chegou a parte do Hendrix com aquele som todo eletrificado, pedais, distorção...
Ele disse ao John: É esse o som que estou afim de fazer...e criou o jazz-rock e o resto é simples história.
Mauro Wermelinger, que o tanto que fala é o tanto que escreve..
.