domingo, 21 de janeiro de 2018

TOCA DA LAPA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Higienização e Digitalização de meio magnético de audiovisual.



Com o advento do dvd e um suposto fim da fita magnética, desenvolvi em 2000, um processo seguro de manter preservado acervo de pessoa física e jurídica;
A Toca da Lapa tem trabalhado para juízes, pessoas comuns, atores, colecionadores, família que gravou toda a sua viagem, passeio, nascimento de filho, aniversário, casamento, bodas, seminário, palestra, concerto, congresso entre outros e com isso, recuperando cada acervo gradativamente de imagem que um dia foi dado como perdida.
 O processo inclui a limpeza e retirada do mofo e fungos das fitas magnéticas com solução química. Todo esse procedimento veio também da minha vontade de digitalizar o meu próprio acervo (tinha quase 700 fitas), e cuidei de fazer o melhor trabalho com um custo acessível a todos.
E com isso, venho prestando esse serviço até o presente momento.

Alguns clientes:

Edino Krieger(compositor)
Ruth de Souza (atriz)
Vera Terra (compositora)
Bia Lessa (Produtora de Teatro)
Fundação Jorge Mautner.
Juiz José Geraldo(Dos Casos: “Chacina da Candelária”, “Chacina de Vigário Geral” e o Caso “Daniela Perez”
George Israel(Kid Abelha)
Délia Fischer (pianista e compositora)
Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro.
CAL(Casa de Arte Laranjeiras)
Daniel Roland, Clarice Saliby, Amélia Rabello, Gustavo Guenzburger

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Formatos:
Analógicos: Vhs, Vhs-c, S-Vhs, S-Vhs-c para Dvd.
Digitais: DV, DVCAM, MINI-DV E HD para Dvd.
Formatos de áudio.
Vinil, fita cassete para CD em formato Wave (Sound Forge Sony-original)
Mini-disc- áudio digital desenvolvido pela Sony para CD.



Equipamentos utilizados:
Mesa Yamaha MG 82CX(8 canais)
Gravadores de dvd de mesa SONY E PHILIPS.
Tape-Deck Yamaha KX 580/Gradiente C484 de três cabeças
Vídeo cassete Panasonic e Philips.
Amplificadores Polyvox 
Pick-up Technics SL 2000 com cápsula Ortofon Concorde Pro S
Pré CP 400  Cygnus
Power PA 400 Cygnus
Mini Disc Sony Walkman.]
Mini-disc Sony de mesa
Computador configurado com Sound Forge original Sony.
Cd Player Teac
Monitores Sony LCD 32' e LED 22'
VT Sony profissional para os formatos DV, MINI-DV, DVCAM E HD.


Dvd Philips.
Monitores de áudio Sony, JBL, Lando e Bose.
Aparelho para retirada de mofo com tratamento químico.
Headphones Sennheiser e Sony.


Mídias empregadas SONY +R E MEMOREX+R E TDK +R

Tel/whatsapp 9 8816 4535
Facebook Mauro Wermelinger/ Toca da Lapa Films.
tel 021 2224 8962 9 9658 9147








quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

O Grateful Improvisando...


O Grateful Dead criava uma linha de improvisação altamente viajante, e a conversa acontecia entre eles...

Sempre duas linhas de guitarras e Jerry Garcia improvisando sem parar...
Bill Kreutzmann ia construindo o clima na bateria e Phil Lesh tecendo uma linha de baixo pontuando os melodistas, Jerry Garcia e Bob Weir.
Por sua vez, o pianista Keith Godchaux não tinha a obrigatoriedade de montar uma sequencia harmônica...Tudo muito solto bem a contento daquela efervescência toda.
Essa onda de improvisação ficou conhecida como Acid-Rock.

E por falar em som e música...

A diferença entre entender de música e sacar de som...Não é uma linha tênue...A vivência in loco com grandes mestres fez um diferencial ...Sabe o que é encontrar um Tomás Improta, Phillipe Doyle, Paulo Moura, conversas com Edgar Nunes Roca, o bituca, percussa da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal dos bons tempos...Marco Pereira, Nico Assumpção, Hermeto, Paulinho Trompete...Na boa...A Lista é infindável...
A Bienal de música contemporânea, o jazz alemão na Sala Cecília Meirelles, som de vanguarda no Teatro do Ibam...Vendo gravação no estúdio sinfônico da Rádio Mec...e altos papos com Alceo Bocchino...Conversas sonoras com Arismar Do Espirito Santo Gabriel Grossi Daniel Santiago olha...na boa...Hoje sinto falta disso tudo e vejo que tudo vale a pena...Quando a vida não é pequena e cheia de som.

"Na beira da estrada valeu...o que era dele, era meu"...

domingo, 14 de janeiro de 2018

Fragmentos de um músico chamado Jaco Pastorius


1958, Sul da Flórida, Jaco cresceu em um ambiente em que não havia preconceito musical, se ouvia todo o tipo de música.

Já em 1966, em Las Olas Beach, Jaco já tinha aquela sonoridade na banda Las Olas Brass, ele tinha 15 anos...

O som era baseado em The Tijuana Brass a banda de Herp Albert, soul music e muita coisa da Motown.

E a saga Pastoriana segue...


Quando Mary nasceu  fruto do casamento com Tracy, Jaco e Gregory Pastorius foram ao Hospital.

E quando ele olhou para aquela criança disse ao seu irmão: Gregory, tenho que fazer algo no baixo elétrico que nunca tenha sido feito antes.

Segundo, seu irmão, Jaco era um músico trabalhador que tocava por toda a cidade.



Em 74 a banda Blood, Sweat &Tears estava fazendo um residência em Bachelors III, em Fort Lauderdale, a equipe de softball de Bacherlors III chamou o batera Bobby Colomby para jogar e no campo havia uma gata loira, ela empregava luvas e com as mãos no joelho gritava vamos, vamos...

Bobby se dirigiu a ela e perguntou: quem é você?

Sou Tracy, ele tratou logo de perguntar como ela se afiliou o clube e se era casada...

Ela disse: trabalho no clube, e não saio muito, sou casada com o maior baixista do mundo...e logo apareceu Jaco e disse: eu sou o marido de Tracy, Jaco.

Bobby debochou com aquele ar nova iorquino, então, você é o melhor baixista do mundo? Ele,

eu sou...

OK! traga o seu baixo e vamos tocar um pouco. só toque.

Ele tocou "Donna Lee" com a facilidade e o fraseado e todas as nuances de um saxofonista, o que Colomby nunca tinha ouvido nesse instrumento...É o resto é história.


Como curto contar a história de cada som que vem na minha mente...

Cannoball tinha morrido o que deixou Josef Zawinull abalado...

Ele havia escrito essa melodia e pensou que o timbre do jaco seria perfeito para tal...

Então, eles começaram a escrever o tema por completo

Jaco estava sobrecarregado de trabalho:

Zawinull disse: todos nós sabemos que você pode tocar, fique conosco. você tem um belo timbre, empregue esse timbre. E assim esse tema foi gravado no disco "Black Market"

E o resto é história de novo, de novo e de novo.













sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Esse Admirável Mundo Novo- A Internet

Fato também que a quantidade de download teve uma queda substancial por conta da melhoria do trafego da internet, serviço Streaming e até do próprio Youtube que anda com uma qualidade de áudio e vídeo bem bacana.
A demanda do dispositivo móvel colabora para essa acessibilidade sem a necessidade do download(eu mesmo já baixei muito coisa, hoje nem tanto e faz um tempinho).
No futuro creio que tudo na internet será pago mesmo num valor bem ínfimo.
Assim o artista ganha(creio), quem proporciona idem e tendo na outra ponta o usuário.

Em tempo: Os Deadheads(fãs e entusiastas) da Banda Grateful Dead foi a primeira comunidade a ficar online, todos se conectavam através do site The Well para discutir assunto inerente ao Grupo, isso na metade dos anos 60, tudo isso por conta de um jovem senhor chamado Stewart Brand.
E como a contracultura encontrou na internet o lugar perfeito para expandir seu pensamento libertário, um manifesto foi criado pelo letrista do Grateful Dead, John Perry Barlow.
Enfim, a internet não foi criada pelo Burguês, e sim, por pessoas que não tinham grana e por outro lado com uma vontade imensa de criar algo revolucionário. 
Dai o termo CyberContracultura,
E por fim, um outro visionário contraculturista teve a sacada de ligar computadores através da rede telefônica e criou a WWW Sir Tim Bernes-Lee.

Traduzindo tudo isso para um linguagem bem apropriada.
Quer algo mais hippie do que a internet?

E por fim, Sou apaixonado por Ciência e Tecnologia de informação muito antes desse termo.
Era processamento de dados ou Mecanografia.
Parte 2:


Engraçado que no meu tempo a galera alternativa tinha aversão a tecnologia, eu como sempre andei na contramão, me atualizando dentro do possível.
Me lembro quando puxei pela primeira vez um agenda eletrônica Casio Digital Diary SF-4900ER de 128 kb(um must à época que ainda está comigo), a galera se surpreendia por conta do meu visual que sempre foi esse kkk
Ai vinha: Mauroooooooo caramba que dimais(gíria da época), Não sabia que tu era tão ligado nisso, a gente olha assim seu estilo pensa que você passa longe disso.kkkkkkkkkkkkkk

Ao ponto que fui apelidado de hippie-high tech é mole? 
Isso na metade dos anos 80 kkkkkkkkkk
Foi assim com Walkman Professional, MD Professional, microfone,câmera, fone, fita cassete sempre de qualidade Cromo e Metal onde numa época a galera só empregava fita normal.
A busca da qualidade me fez seguir sempre em frente e lidando com um mundo híbrido(analógico e digital) de boa.


quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

O SOM DE QUALIDADE...


Quem tem som de qualidade em casa, apto o som não vaza, e não sai do ambiente.
É possível ouvir som madrugada adentro, e sem incomodar ninguém..
Já alguns vizinhos testando o volume sem o menor apuro dos seus sistemas com Ana Carolina, Ivete, Axé music e Funk carioca.
Sobra tanta frequência que num outro dia, encontrei o senhor 60 hz perdido no corredor...jogados as traças a dupla 230 e 910 hz no segundo andar e olha que eles residem no quinto..
Completamente atônitos o casal 3.6 khz e14 khz tapando os ouvidos.
E quando me viram disseram, seu mauro nos leva para a sua Toca da Lapa?.
E vida e som que segue...Até qualquer hora.

RIO DE JANEIRO-Diagnóstico de uma crise.

FATO:
A quantidade de lojas e bares que já fecharam as portas no Centro é um absurdo, motivo:
1- A obra do VLT.
2- Crise econômica.
Em relação a vida noturna tem provocado o êxodo nos bares e restaurantes- Assalto, violência, queda do poder aquisitivo, e as pessoas estão com medo de sair de casa à noite.

O RIO DE JANEIRO, de fato agoniza e anda na CTI em estado de coma induzido e arquitetado pelo Crime Organizado chefiado pelo Sérgio Cabral.
Ou seja, a péssima gestão governamental acabou com o Rio de Janeiro e não creio que ele se recupere, vai simplesmente seguir o seu diagnóstico cancerígeno em total estado de metástase.E vou mais longe(como sou um cara ligado em tudo), apesar de parecer que vivo no mundo da lua e sempre com cara de paisagem.
A crise se deu com o excesso de gastos em mega-eventos, segue a lista:
1- Jornada Mundial da Juventude.
2-Visita do Papa(nada contra o Papa pop Francisco).
3-Copa das Confederações.
4- O desperdício na Copa do Mundo, onde o BRASIL merecidamente perdeu, e mesmo assim. não aprendeu.
5- E culminando com as Olimpíadas e tão logo ela acabou chegou a CONTA- A DERROCADA FINAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Certamente, como o Crime Organizado do Chefão Cabral deitando e rolando na grana deixando de lado os setores mais importante: Saúde, educação e transporte onde o segundo chefe da quadrilha Eduardo Paes, ganhou uma grana construindo esse bonde high-tech e hoje mora no exterior.
EIS, O DIAGNÓSTICO:
O Rio de Janeiro hoje é um MEV(morto em vida) que começou sua derrocada na base do MNC(Morto na Chegada).
E a vida segue.
O editor do Blog.