sábado, 28 de janeiro de 2012

JOVINO SANTOS NETO QUINTETO-CORRENTE


CD CORRENTE- JOVINO SANTOS NETO-SELO ADVENTURES MUSIC


Um grupo coeso passeando pela música instrumental verdadeiramente brasileira.

Corrente- xote com sax alto de Wainapel, Rhodes de Santos Neto, baixo grooveano de Deardoff, um tema lindo, uma fusão do fusion Brasil, Busch executa um solo de berimbau nos moldes não convencionais. Break de batera do Ivester com timbre bem claro na caixa.

OBS: parece timbre de Fender, o baixo do Chuck.

Vivendo Do Presente- tema em uníssono com vibe de Thomas, clarineta de Wainapel e o piano acústico claro e definido.Uma levada de samba muda um pouco a tônica da composição.Jovino foi bem feliz nessa composição. Todos os instrumentos na frente, definição clara e precisa dos executante com uma expressão bem brasileira da Cuíca tocada por Jeff.

Two Friends, True Friends- composição já gravada anteriormente pelo JSN Quinteto(1º disco), com uma inovação abertura do baixo acústico e batera no melhor estilo ECM e voz fazendo a melodia principal, seguidamente com o soprano claro e afinado de Wainapel, agora começa a improvisação coletiva, Deardoff com idéias claras no baixo acústico sem repetir fórmulas já tocadas anteriormente.Gosto desse tema.

Matraca- Jovino surpreendendo mais uma vez, usando a percussão como tônica da composição(GALOPE) de novo o Rhodes sublinhando o tema, Nordeste sendo citado em toda a melodia. Mestre Jovino improvisando na Flauta como nos velhos tempos... Rhodes suingando, seguido do alto de Harvey, som de grupo que sabe tocar em grupo

  • Outras Praias-Sambão com base no piano acústico, alto de Wainapel costurando a melodia, tamborim acentuando o nosso samba, improviso de piano acústico com clara exposição de mão esquerda, direita tecendo melodias claras.
  • Zagaia-abertura do vibrafone de Thomas, uma cadência de Rhodes, baixo, sax e vibe, improviso de Rhodes a marca registrada do JSN.UAU!!!! emendando o solo de sax alto do mestre Harvey, improvisação clara sem o sotaque da escola bebopeana, Thomas improvisa fora dos moldes do padrão do vibrafone jazzístico. Solo de Fretless sem o excesso de vibrato de Chuck Deardoff, volta ao tema, pedal do baixo para as intervenções do batera Mark Ivester, um grande som de caixa.
  • Prá Casa- Um choro na melhor tradição da Terra Brasilis, com Wainapel esbanjando classe na escola da clarineta brasileira. um choro pós-tudo da contemporaneidade da MÚSICA BRASILEIRA.
  • Sea Sky- um tema típicamente Joviniano com escaleta, soprano e vibrafone, soprano improvisando, Harvey Criando.
  • Jovino é um grande improvisador da escaleta(melódica) instrumento inserido em primeiro plano na Música Verdadeiramente Brasileira.
  • E finalizando A Fonte- com introdução do clarinetística de Wainapel, uma balada, uma linda canção a marca do Jovino em tecer melodias em uníssono, timbre do piano claro com água na cachoeira

JSN QUINTETO: piano acústico, Rhodes e Melódica.

Chuck Deardoff- baixo acústico, baixo elétrico e baixo fretless.

Mark Ivester- bateria.

Harvey Wainapel- sax alto, soprano e clarineta

Participação especial: Lena Simon e Caroline Corcoran na faixa Two Friends, True Friends

Tempo total 56'58''

OSB; Quando se toca em grupo fixo, o resultado aparece, o som flui, a corrente nunca se quebra.

Congratulações.

Mauro Brandão Wermelinger, ouvindo e escrevendo em tempo real.



Com mais esse cd na sua já extensa discografia Santos Neto vem mantendo a verdadeira música instrumental brasileira no seu patamar merecido, residende em Seattle desde 1993, Jovino tocou por 15 anos. ao lado do grande mestre Hermeto Pascoal.

Jovino desenvolve e aplica seus conhecimentos no Cornish College of Music, Seattle, Jazz Camp, Brazil Camp, sempre prezando pela música de qualidade e dando ênfase a composição e a improvisação.

Com algumas indicações ao Grammy Latino e prêmios nos EUA, a trajetória desse compositor e instrumentista enaltece o orgulho de ser brasileiro. Num País completamente esquecido para o som lapidado e de alto grau de inteligência sonora.


Indo contra a corrente da mesmice musical com "CORRENTE"...







terça-feira, 25 de outubro de 2011

SOBRE O DISCO DO MESTRE MÁRCIO BAHIA, TODOS OS RITMOS E TODOS OS SONS

MÁRCIO BAHIA-ROMPENDO A BATERIA COM QUEBRANDO TUDO.
Mauro Wermelinger

SOBRE O DISCO DO MESTRE MÁRCIO BAHIA, TODOS OS RITMOS E TODOS OS SONS

por Mauro Wermelinger, segunda, 24 de Outubro de 2011 às 22:19

Uau!!!! o que posso escrever sobre essa fera que tanto convivi e grande amigo e irmão MÁRCIO VILLA BAHIA:

De aluno do Bituca(Edgar Nunes Roca, R.I.P) cursou a Escola de Música Villa-Lobos e com Pernambuco, parou na UNIVERSIDADE HERMETIANA HERMETO PASCOAL.

Adentrou o templo do mestre com uma leitura de meia-vista, cresceu, aprendeu e criou como baterista e percussionista de 1982 até o presente momento.RECRIANDO O INSTRUMENTO-A BATERIA E COM A PERCUSSÃO, DEU O COLORIDO QUE FALTAVA AO SEU TOQUE E ESTILO. Com uma mão esquerda criativa, a direita solta e pontuando sempre, conversando com os outros instrumentos, a bateria passou a ter uma voz, uma bateria brasileira e altamente universal, sem paradigmas.

Abrilhantou com seu toque refinado, técnico e altamente musical os maiores expoentes da nossa música instrumental e grandes cantores(AS): Hamilton de Holanda Quinteto, Maria Bethânia, Dino Rangel, Leila Pinheiro entre outros.

Finalmente sobre a guarda do grande Mayrton Bahia registrou com maestria o seu primeiro disco solo que tive o prazer de ouvi-lo em primeira mão na ex-toca da lapa, um petardo de disco ainda para a mixagem final, um espanto: rock, prog, fusion, baião, maracatu,seus filhos, HERMETO. uau!!! um grande disco, demorou eu sei, enchi o saco do cara dizendo: cadê o disco?, como é cara?, e aí nada...

Ele me disse: Aí maluco esse ano sai...FINALMENTE SAIU O QUEBRANDO TUDO-MÁRCIO VILLA BAHIA, PRIMEIRO CD.Agora sim, acabou a mesmice: Márcio Bahia em versão digital com os grandes Vitor Gonçalves(teclado) e Bruno Aguilar(baixo)Que cozinha!!! bicho!!! E VAMOS QUEBRAR TUDO COM QUEBRANDO TUDO VIA MÁRCIO BAHIA.

TE ADORO CARA, MORAS NO MEU CORAÇÃO.










SOBRE O DUOFEL RECRIANDO BEATLES


Mauro Wermelinger




SOBRE O DUOFEL RECRIANDO BEATLES

por Mauro Wermelinger, segunda, 24 de Outubro de 2011 às 22:02
Na realidade o DUOFEL vive reinventando os violões de aço e são capazes de tocar qualquer coisa, lançando mão do experimentalismo passando pelo vanguardismo e a quebra dos paradigmas impostos pelo atual cenário da música instrumental no eixo RJ-SP-MG.
Certa vez, durante uma entrevista para o meu documentário RIO SOM INSTRUMENTAL em fase de decupagem e edição, perguntei ao Hermeto:
Chefe o jazz está morto?
Ele respondeu: há muito tempo...está todo mundo tocando igual, as mesmas frases, modos, estrutura...
Isso foi em 2007 na Lona Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu.
Aline Morena estava ao lado dele e ouviu tudo.
DUOFEL, caminha pelo lado inverso dessa vertente intrumental que assola esse eixo. DuoFel, violões flutuando nas cordas de aço, seis, sete, oito, dez, doze o que vier de cordas. Eles não se preocupam com isso. Concepção altamente refinada e simples. A sua musicalidade faz a diferença da forma que o violão encontrou com esses dois sujeitos loucos pelas cordas, aloprados por experimentar os violões como nunca, pesquisam, ensaiam, ousam e sempre antenados com tudo ao redor, ao redor das cordas, do som, do VIOLÃO LIVRE DO DUOFEL.
VIVA HERMETO!!!SALVE DUOFEL!!! PODE PUBLICAR ESSE LIBERADO.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

ZAPPA PLAYS ZAPPA


Um dos melhores dvd lançado nos últimos tempos, a obra do mestre Frank Vincent Zappa(21 de Dezembro de 1940, Baltimore4 de Dezembro de 1993, Laurel Canyon, Los Angeles) revisitada pelo seu filho Dweezil Zappa.
Neste dvd duplo gravado em Seattle(terra do meu grande amigo Jovino Santos Neto) toda a criatividade, técnica e bom gosto do som desse grande gênio da música contemporânea.Afinal de contas, Zappa transcendeu qualquer vertente sonora, e transita bem em qualquer uma: jazz, fusion, rock, ópera, blues, contemporâneo.
Dweezil faz jus aquela frase"filho de peixe, peixinho é" diferentemente de alguns filhos de músicos como George Harrison, Lennon, John Bonham e Tom Jobim que não passam de uma sombra perante a obra deixada por seus Pais.
Dweezil desfila o melhor da saga Zappaniana com uma banda impecável.

John Travers: bateria e vocal.
Peter Griffin: baixo e vocal.
Jamie W.Kime: guitarra e vocal
Aaron Arntz; teclados, trumpete e vocal, destaque no solo em INCA ROADS, onde se desdobra em vários teclados: Rhodes, Korg- Ms 2000, Nord, Roland Júpiter.
Sheila Gonzalez: saxophone alto, flauta, teclados e vocal.
Billy Hutting: marimba, marimba midi, percussão.

Participações especiais:

Steve Vai, esbanjando técnica, bom gosto e muito bom humor.
Terry Bozzio, bateria na espetacular BLACK PAGE.
Napoleon Murphy Brock, vocal, sax tenor, flauta e único remanescente da formação original do THE MOTHERS OF INVENTION.


DVD ZAPPA PLAYS ZAPPA

DVD 1: ANDY
CALL ANY VEGETABLE
TELL ME YOU LOVE ME
FLORENTINE PAGEN
COSMIK DEBRIS
I'M THE SMILE
POUND FOR A BROWN
DON'T EAT THE YELLOW SNOW
ST.ALFONSO'S PANCAKE BREAKFAST
FATHER O'BLIVION
INCA ROADS
EAT THA QUESTION
I'M SO CUTE
TRYIN'TO GROW A CHIN
PUNKY'S WHIPS

DVD 2:
BLACK PAGE #1 Destaque para Terry Bozzio.
BLACK PAGE #2
REGYPTION STRUT
PEACHES EN REGALIA
MONTANA
VILLAGE OF THE SUN
ECHIDNA'S ART(of you)
ZOMBY WOLF(destaque para o solo e domínio da Floyd Rose de Steve Vai)
BLACK NAPKINS, improviso incrível do Dweezil Zappa.
THE TORTURE NEVER STOPS
OH NO
SON OF ORANGE COUNTY
TROUBLE EVERY DAY
SOFA

Repito um dos mais instigantes dvd já editado sobre a obra do mestre.

ALOYSIO NEVES- A GUITARRA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA


Conheci Aloysio Neves, nos idos dos anos 80 quando tínhamos uma efervescência instrumental sem precedentes no extinto projeto RIO INSTRUMENTAL-no Parque da Catacumba(Lagoa Rodrigo de Freitas) todos ainda jovens e atrás de um som de qualidade.
Porém, as nossas mentes inquietas apontavam para algo mais substancioso sonoricamente O ECM SOUND.
Crescemos... e o universo ECMEANO foi permeando as nossas vidas. Enveredei para a pesquisa e Neves mergulhou fundo na guitarra.
O que surpreendeu que Neves não foi pelo caminho mais fácil, com formas e licks tocados exaustivamente.
Optou ir pela contramão, fazendo jus pelo fato de ser canhoto e enfrentando desafios sonoros. Deu o ar da sua graça na casa do Hermeto Pascoal para um jam juntamente com Nelson Faria ainda em ascensão(indo por caminho menos tortuoso)
Neves apresentou dois temas; O TEMA BRANCO(calmo e sereno) O TEMA NEGRO(sinistro, cheio de complexidade harmonica) que foi tocado e improvisado pelo grupo do Hermeto Pascoal, eu estava lá, vi e ouvi um som louco que contrastava perfeitamente com a outra insanidade sonora daquele bando de aloprados(Malta, Pernambuco, Jovino, Bahia e Itiberê).
Que mais tarde rendeu uma grande parceria com Antonio Luís de Santana, O Pernambuco(percussionista por anos do Grupo do Hermeto Pascoal, R.I.P)

Neves foi trilhando a sua carreira. Criou o curso de bacharelado em guitarra na Universidade Estácio de Sá(quando só existia a sua unidade no Estácio, ali na Rua do Bispo) sem essa franquia que se tornou hoje em dia.
Gravou vários cds de som contemporâneo, indo totalmente contra a forma estabelecida pelo som instrumental carioca e sempre mostrando seu trabalho no circuito off de Santa Tereza, tocando pelo Centro, bares e Bienais de Música Contemporânea.
Montou uma escola na Glória que logo se tornou a ESCOLA GUITARRA VIRTUAL que se encontra em Copacabana, formando guitarristas para o mercado.

Neves hoje tem vasta experiência na guitarra contemporânea, sem abrir mão do som mais tradicional, standards da canção mundial, do fusion e do próprio jazz.

Suas colaborações com a turma da música contemporânea: Jocy de Oliveira, Paulo Passos(sax e clarone) L.C. Cseko.
Tem revelado que a sua guitarra encontrou um viés para os seus devaneios sonoros.
Ainda bem que Aloysio não se rendeu ao comercialismo em que se tornou esse instrumento de seis cordas que sempre é bem interpretado nas mão de grandes no seu instrumento: David Torn, Terje Rypdall, Derek Bailey, Robert Fripp, Allan Holdsworth, John Mclaughlin, John Abercrombie.


Bom...por enquanto é só.

LIS DE CARVALHO CD-CAMINHO DE DENTRO parte 2


LIS DE CARVALHO REPERTÓRIO DO SEU PRIMEIRO CD

Essas são as composições que devem fazer parte do seu primeiro cd instrumental liderando o seu próprio grupo:

Set List do cd "CAMINHO DE DENTRO"

As músicas:
1- Invernal
2- Sonata Brasileira
3- Luiza
4- DeNoite
5- Balada pra Tereza
6- Labirinto
7- Kali
8- Salseando
9- Tacho(Hermeto Pascoal)*
10- Marias.
11- Luiza em Paris.
12-Enigma
13- Cabuloso(Radamés Gnatalli)*


o cd está sendo concebido no estúdio PMC(Produção de Música Contemporânea) do produtor, baixista, contabilista, técnico de som e astrólogo Célio Barros.
O grupo ainda conta com o baterista Giba Favery, Celso Pixinga(convidado) e Pedro Simão(guitarra) além de Barros no baixo.


obs: todas as composições e arranjos de Lis de Carvalho, exceto(*)

Esse é mais um cd lançado pela via independente.