sábado, 9 de junho de 2018

COTIDIANO...



Receita para um bem-estar.
Pegue uma boa dose de camaradagem, misture com amizade, adicione vontade de contribuir e ajudar quem for independente de qualquer coisa, e terá a receita do DOM DE ATRAIR OS AFINS.
É tiro e queda.
Sobre desemprego:
Passei por isso, somente uma vez(Graças)
Para esconder dos meus pais saia todo dia de madrugada, como se fosse trabalhar, porque sempre trabalhei de madrugadão.
E fui levando por quase uma semana, e numa dessa madrugada encontrei Eddie Axe que me deu um toque e nunca mais parei.
Agradeço a ele, acho que nem ele sabe disso...

Dólar, uma relação:

Qual a relação do dólar valendo mais que o real, o ex-Presidente Collor, o congelamento da poupança e o crime praticado contra a população pelo Crime Organizado do Estado Brasileiro.
O salim aqui trabalhou muito e juntou dólar no auge do confisco da poupança, essa grana ajudou ao meu pai a ficar com tudo em dia.
Planejava uma viagem aos EUA com 4 mil dólares, e a passagem custava a metade do valor por conta do meu pai ter o devido desconto por trabalhar na aviação civil. Abri mão para ajudá-lo. Feliz por isso...

Produção Musical, vida na estrada: 

Ser músico ou trabalhar na estrada, viajando por todos os cantos onde o aeroporto ou a rodoviária vira seu segundo lar, depois de muito tempo a vontade de chegar em casa é cada vez mais forte.
Por isso, respeito todos que levam o som até o público.
Do produtor, passando pelos técnicos,até os músicos.
Vivi essa experiência por nove anos ao lado da trupe do Hermeto como assistente de produção e roadie e vi de perto como tudo funciona. Claro que foi um barato tinha 24 anos, e estava ao lado do mestre Hermeto e uma trupe de músicos e camaradas acima da linha do gráfico.
E quando, finalmente chegou a hora de mudar de ares estava com 33 anos, e nem vi o tempo passar.
Essa é uma experiência que vou guardar para o resto da minha vida.E como tenho uma memória infernal lembro de tudo que passei, tudinho.


Pessoas e pessoas.
Fato lidar com pessoa((as) que você pensa que conhece há anos e mal resolvida, e boa parte beirando aos 60 anos ou mais;
É simplesmente deprimente, sinceramente, estou fora...Um dia solto a lista...
E o pior de tudo do sexo masculino, SANTA-FALTA DE PERSONALIDADE BATMAN! 
Fica o recado.

"PULITICA''

Mesmo com toda essa política nojenta e corrupta.
Enquanto, o som rolar e alguém puder fazer um som ou dar Rec/play em qualquer sistema ou dispositivo móvel ouvindo música de qualidade.
Phoda-se O SISTEMA.

Aprendizagem e Conhecimento:

Não aprendo nada pela TV seja ela aberta ou por assinatura, e já faz um tempo. A internet, o Youtube, e o rádio são a minha a tríade do conhecimento.
Fico pasmo com esse Youtube, encontro tudo que penso, e se penso e não encontro basta esperar que encontro depois.
Entro em outro assunto: A locução radiofônica é uma paixão. Um salve à todos os profissionais que levam suas vozes pela onda do rádio.
Hoje, além do Rádio tenho o Youtube como fonte de conhecimento e nesse meio tempo a Rádio Fluminense, A Maltida fundada por Luiz Antonio Melo foi a pioneira em valorizar a locução feminina. Cresci ouvindo rádio e aprendo até hoje com ele.

Velho ou Histórico, uma escolha.


Chato é ficar velho como muitos da ausência de ideia, de uma filosofia de vida, da total falta de camaradagem, de proferir mentira em prol de si mesmo, e tentar ser sempre o melhor na contrapartida de denegrir terceiros.
O melhor de tudo é ficar histórico, ser bom com todos(as), e sempre prezar pela Superconsciência.

  • .





quarta-feira, 6 de junho de 2018

SOBRE A RESOLUÇÃO EM AUDIOVISUAL...

A vida audiovisual começou em 240 linhas de resolução em vhs contra o finado Betamax que gerava 280 linhas, e por conta do egoísmo da Sony perdeu espaço...
E a resolução foi caminhando para uma imagem e som melhor: Betacam,Digital Betacam, Mini-DV, Dvcam. XDCAM, HD,, Full Hd e agora UHD 4K que coisa fantástica e tive sorte em acompanhar toda essa evolução atentamente.(Continua).


 Nenhum texto alternativo automático disponível.

segunda-feira, 4 de junho de 2018

A QUALIDADE DO SOM VEM...


Quando o sistema é bom quanto mais baixo o volume(dentro do limite), se ouve muito melhor.
Sempre me preocupei com o nível de pressão sonora, tudo a partir da baixa frequência, a tal família Hertz...
Depois gradualmente a família Kilohertz aparece em peso com a turminha da Cia Hertz, deixando tudo no lugar, dupla danada essa...
Equipamento soando bem é aquele que manda o sinal em um nível de pressão sonora, o que certamente poucos equipamentos conseguem oferecer para uma audição plena de qualquer fonte:
Vinil, cassete, MD, Cd, DVD, BluRay, Dat e até um VHS HI-FI STEREO. Pressão sonora não se traduz em aumento de volume.

sexta-feira, 1 de junho de 2018

CINEMA, VÍDEO, ARTE,FOTOGRAFIA- UMA VISÃO

Há  duas fontes para educar o olhar:
1-É a ideia específica da imagem de fotografia.
2- É na arte da pintura onde aprende muito pouco em fotografia, que é o estudo da luz.
 A câmera sempre fez parte da minha vida, o que me levou a entrar na Escola de AudioVisual do Senac, onde o meu mestre Roberto Cardoso me ensinou muito por 2 anos.
Antes disso, passei pelo primeiro curso de Extensão em câmera Betacam-Sony numa parceria entre a TVE e a Universidade Estácio de Sá no Rio Comprido, no tempo em que ela nem pensava em expandir-se.
A câmera é algo poderoso...Hoje faço quase tudo que penso em um smartphone. Contudo, ainda quero ter uma câmera poderosa de vídeo. 
Filmar qualquer concerto ou show de música é preciso que o cinegrafista tenha uma boa percepção musical para não deixar escapar nada.
Ex: O saxofonista improvisando e o câmera pegando outro plano. 
Aprendo sempre vendo exposição de arte de Van Gogh a Pablo Picasso, o  que esses mestres sacam de luz e perspectiva beira ao sobrenatural. 
Cinema...hummm, o cinema...Entre os anos 70 até hoje(bem menos), minha segunda casa era uma sala de projeção, e creio que  frequentei todos os cinemas de rua abertos: Cine Paissandú, Ricamar, Comodoro, Palácio I e II, Metrô BoaVista que exibia filmes em 70 mm(tela curva), Roxy, Cine Baronesa, Pathé, Odeon (até hoje frequento), além de todos localizados na Tijuca.
      Também. o chamado Cinema Poeirinha onde passava dois filmes e geralmente de baixo orçamento e mais barato, como o Cine Ypiranga, Nossaaaaa!! todos, creio que fui em todos no Rio de Janeiro. Uma imensurável saudade.
É curioso que as pessoas vão ao cinema e não conseguem opinar sobre a imagem, o movimento de câmera, a composição. Só se fala do roteiro e dos atores... Falta muita cultura cinematográfica dos ditos "intelectuais" de sala de cinema.
          Se o plano normal naquela época era crescer, ser formar, casar e ter filhos. Pulei duas etapas,  casei com a arte, a música e a cultura... Só casei em 1998 e somente uma vez... 
Glauber Rocha libertou o cinegrafista do tripé, criou o famoso slogan " Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça".Criou o movimento de câmera na mão no cinema brasileiro. 
Em compensação o cineasta Ruy Guerra criava um plano de 4 minutos e meio, era um desafio para quem operava uma câmera. 
          Qualquer pessoa que se interessa por cinema, imagem em movimento ou imagem estática deve se voltar ao Renascimento, e entender o que é a Pintura na História do Mundo, na História da humanidade e da história da arte moderna e qualquer imagem gerada em qualquer dispositivo de captura de imagem, querendo você saber ou não tem 2 mil anos de História, ou tendo consciência disso ou não.
Em relação do olhar fotográfico, cinematográfico ou videográfico, quem olha sob a perspectiva do viewfinder (o visor de qualquer câmera), tem uma visão melhor do mundo e do seu entorno.
E "finalizo" o smartphone, deixou sua perspectiva mais aberta por conta da proporção da tela de 5 polegadas ou mais. Curto demais essa invenção...
É isso...





quinta-feira, 17 de maio de 2018

A SENSAÇÃO DE SER PAI



Sem planejar o primeiro livro lançado pela MultiFoco foi publicado em Março de 2016..."Memórias de um cara que gosta de som dos anos 70- Do Papel a Era da Internet, maior viagem do autor.

Dois anos de depois...Em Maio de 2018 vem o segundo... Fruto de uma investigação acadêmica- Youtube- Uma Biblioteca Audiovisual...

Um terceiro começa a tomar forma em termos de formatação, normalização, capa, revisão, juntar tudo...

"Anos 60/70- Duas décadas de Músicos, Sons e Musicas."

Dando um pulinho rápido nos anos 80...Agora vem a provocação Da década de 90 até o presente momento, o autor não tem quase nada o que dizer, ele sofre de uma amnésia pós-70...
Sacou?



Agora a sensação de ser pai pela segunda vez é algo sobrenatural.


Obrigado, Claudio Cunha que produziu a capa do primeiro livro, Danielly Leite cuidou da revisão do mesmo.
Maria Appin que revisou o trabalho do Youtube e  Hanna Gledyz que tratou de conceber a capa .


https://editoramultifoco.com.br/loja/?s=MEMORIAS+DE+UM+CARA+QUE+GOSTA+DE+SOM



domingo, 6 de maio de 2018

ANOS 70- RESISTÊNCIA, DITADURA, POLÍTICA


Os anos 70 foi uma década de tragédia em toda a America Latina, ela foi trágica no Brasil, no Chile, houve um grande genocídio na Argentina onde foram desaparecidas 30 mil pessoas, fora o Paraguai, Uruguai.

Foi um período onde se testou o limite da luta pacífica juntamente com a luta armada contra os Órgãos repressores, onde se perdeu todas elas...E o Sistema continua ditando sua regra,
E seguimos em frente...
Dedicado aos que morreram pela Revolução em prol de um mundo melhor e continuam padecendo.

Collor praticou o maior arrocho contra o povo brasileiro confiscando a poupança.

Merece a morte...

Por conta disso, o índice de suicídio no seu período foi altíssimo.


1968 foi o ano mais visceral e orgásmico do Século.

1988 a maior brochada da história, a falta do exercício do voto vem colaborando para a vitória da demagogia até o presente momento.
E a vida segue...


sábado, 28 de abril de 2018

FRAGMENTOS DA MÚSICA ERUDITA E CONTEMPORÂNEA


Quando tudo se torna chato é melhor retornar ao universo da música erudita, música medieval, contemporânea, canto gregoriano é um universo ad infinitum que não depende do Status Quo.

É totalmente Sine Qua Non.
Bom dia.
Comecei cedo, hoje 4 da manhã, a vida de Home Office é dura e prazerosa.


É uma cumplicidade...
Ex:
Levantei às 4 da manhã, o sistema de som é ligado (Seis no total em estado ON) no Tuner(Yamaha), o dial em 99.3 mhz na MEC FM tocando o melhor da música erudita, o Pc é ligado, bichanos alimentados e a produção inicia.
É uma cumplicidade...é uma cumplicidade.
Feliz é aquele que tem a mente produtiva.

Schoenberg, Anton Webern e Alban Berg.
Um fez parte da chamada Segunda Escola de Viena, criada por Arnold Schönberg, cuja estética-poética musical foi denominado de música dodecafônica, música expressionista ou música pontilhista.
É conhecido. reconhecido e venerado entre os músicos pós-modernos pelas inovações e contribuições rítmicas, timbrísticas e dinâmicas que formaram o estilo musical conhecido como serialismo.
E seus discípulos que seguiram essa corrente como Berg e Webern. 
Essa concepção estética está presente até hoje no jazz, na música brasileira contemporânea(Arrigo Barnabé).


Aliás, não comecei ouvindo rock, jazz, blues, prog, música instrumental e afins...
Em 1966, no paiol em Curitiba ouvia música clássica e contemporânea: De Bach a Karlheinz Stockhausen com o meu avô Trajano, tinha seis anos...
Tomei gosto por som de qualidade desde muito cedo. Fui mal acostumado hahaha.
Ele tinha um sistema HI-FI(high-fidelity) SOLID STATE, isso nos anos 60.
Ouvir som com ele era um estado de arte de música e conhecimento.

Saudade vô.